agosto 26, 2008

LETRISTAS DO PORTO


CARLOS TÊ
Carlos Alberto Gomes Monteiro (Carlos Tê) nasceu em Cedofeita no Porto, em 14 de Junho de 1955. Licenciou-se em filosofia na Universidade do Porto e tornou-se notado com a edição do álbum “Ar de Rock” de Rui Veloso, para o qual deu a sua contribuição como letrista. Escreveu também para grupos como: “Os Trovante”, “Clã” ou “Jafumega”. Carlos Tê foi igualmente cantor, como demonstrou no álbum "A Voz e a Guitarra". Em tempos chegou a referir que desejava dar asas a um projecto musical denominado “Pepsonautas” mas que não chegou a ser concretizado. Foi no entanto, um dos conspiradores do projecto “Cabeças No Ar” que veio a dar origem a um musical.
Carlos Tê escreveu para o jornal “Público” uma série de crónicas, que marcaram a sua presença todos os meses, entre 1991 e 1994, no caderno Local do referido jornal. Nos últimos anos tem sido uma presença assídua como cronista no semanário “Expresso”. Colaborou em revistas de poesia “Avatar”, “Quebra-Noz” e “Pé-de-Cabra”, editadas no Porto entre 1978 e 1981. Tem um romance publicado “O Voo Melancólico do Melro” e três contos “Contos Supranumerários” (edição de Abril de 2001).
Portista ferrenho, foi um dos “Moderados de Paranhos” que em 2003, lançaram o single "Um Pouco Mais de Azul". Carlos tê é sem duvida um dos autores do Porto que mais anda na boca do povo jovem, com temas com “Não há estrelas no céu” ou “Porto sentido” que muitos fadistas adaptaram para o fado, embora Nuno da Câmara Pereira ou mesmo José Manuel Barreto, tenham gravado um dos seus temas mais bonitos para fado “O Ladrão enamorado”.


Nenhum comentário: