agosto 18, 2008

LETRISTAS DO PORTO


TORRE DA GUIA
Na cidade do Porto, a 4 de Junho de 1939, nasceu António Torres que mais tarde, com o pseudónimo de Torre da Guia, viria a ser um dos poetas de fado mais eloquentes da nossa cidade.
Frequentou o Liceu D. Manuel II, o Grande Colégio Universal e terminou os estudos em 1957 no Colégio D. Nuno na Póvoa de Varzim.
Depois de tempos vividos nas noites boémias do Porto, partiu para Cabora -Bassa, em Moçambique, como secretário técnico da grande barragem. Viveu ainda e trabalhou em Nampula e na Ilha de Moçambique. Após a revolução de Abril, radica-se em França até 1979. Volta ao seu país, desta vez para Vila do Conde. Residindo no momento no Porto.
Foi em 1963 que impulsionado por Nuno de Aguiar, é admitido na SPA, é então que vozes com Tony de Matos, Beatriz da Conceição, Fernando Maurício e Rodrigo, dão voz a temas maravilhosos como: “Olhai a Noite”; “Pão de Gestos”, “Criança de todos nós”; “Fuga da Mariquinhas”; “História do Fado” e muitos mais…
Torre da Guia, é indiscutivelmente um dos maiores letrista da cidade do Porto e no momento, vê um dos seus temas mais emblemáticos "Olhai a Noite", ser reeditado na voz de Nelson Duarte, assim como o tema original "Meu fado para sonhar" que fazem parte do novo CD deste fadista, recentemente nas bancas.

Nenhum comentário: